VirtualizaçãoWindows 8Windows Intune

Utilizando o Hyper-V no Windows 8 Professional

Para muitos administradores de TI a tarefa de mudar para um novo sistema operacional nem sempre é a mais fácil de todas. Existe muito envolvido no processo de atualizar para um novo sistema operacional principalmente quando existem alguns fatores importantes como por exemplo aplicações que são dependentes de uma versão anterior do Windows.

Experimentamos muito isso no caso do Windows 7, quando diversas empresas não estavam prontas para abandonar o Windows Xp devido a “aplicações legadas”. Com o Windows 7 tínhamos o Xp Mode que utilizando o Virtual PC nos permitia executar uma imagem de sistema operacional aonde as aplicações legadas eram executadas e de maneira transparente apresentadas para os usuários.

No Windows 8 Professional não temos mais o Xp Mode mas em compensação  podemos utilizar o cliente Hyper-V. Esta tecnologia de virtualização já bastante consolidada no Windows Server é parte do Windows 8 Professional e permite a usuários utilizar o recurso para vários propósitos como: avaliar softwares ou sistemas operacionais, preparar máquinas virtuais para seu ambiente de servidores virtuais ou nuvem, criar imagem semelhantes aos que os usuários possuem em seus desktops para fins de suporte e ainda resolver problemas de compatibilidade de aplicações e naturalmente executar aplicações legadas.

Habilitando o Hyper-V no Windows 8

Existem duas maneiras para habilitar o Hyper-V no Windows 8. A primeira é através dos seguintes passos:

Painel de controle>Programas>Ativar ou desativar recursos do Windows apos isso você deverá marcar as duas opções do Hyper-V conforme a figura abaixo:

image

Um outra maneira consiste em abrir o módulo Powershell em modo Administrador e digitar o seguinte comando:

Enable-WindowsOptionalFeature FeatureName Microsoft-Hyper-V (-Restart)

Com isso o Hyper-V no Windows 8  é habilitado.

Um aspeto importante e que merece destaque é que você pode ter até 4 instâncias de máquinas virtuais cliente(XP, Vista, Windows 7,8) no seu desktop caso possua o licenciamento VDA. O licenciamento VDA já está incluso na assinatura do Windows Intune como um beneficio, o que acrescenta ainda mais valor a assinatura do Windows Intune para o seu ambiente de desktops.

error: Content is protected !!