Gerenciamento iOS através do Microsoft Intune
O sistema operacional móvel da Apple é sem dúvida um dos mais utilizados nas empresas. Graças ao grande sucesso do iPhone e também do iPad milhões de usuários passaram a também utilizar estes dispositivos no âmbito profissional e não apenas para uso pessoal. Considerando isso, faz-se cada vez mais necessário que administradores busquem maneiras de implementar o gerenciamento iOS de maneira eficaz e sem comprometer a segurança do ambiente e naturalmente a liberdade dos usuários trabalhem com seus dispositivos favoritos.
Verificamos recentemente que as capacidade de gerenciamento iOS através do Microsoft Intune foram ainda mais aperfeiçoadas para permitir controle de aplicações a serem instaladas nos dispositivos. Este tipo de recurso é de cenário é especialmente útil em organizações que fornecem um dispositivo com o iOS para seus usuários.
Gerenciamento iOS através do Intune envolve um sério planejamento para que todo o processo registro de dispositivos para gestão seja fluído e simplificado, principalmente para os usuários que podem usar o aplicativo Portal da Empresa disponível na App Store para baixar aplicações publicadas por administradores do Intune, registrar dispositivos e até mesmo executar o “famoso” apagamento remoto em caso de perda dos dispositivos.
Habilitando o Gerenciamento iOS
Um dos mais importante passos para iniciar no gerenciamento do iOS através do Microsoft Intune é a obtenção do certificado de serviço Apple Push Notification que tem a função de assegurar que uma ligação segura e criptografada. Para consultar o passo a passo relacionado a como implementar a gestão iOS via Intune você pode consultar este guia:
http://technet.microsoft.com/pt-br/library/dn408185.aspx
Existe também uma ótimo tutorial escrito por Aidan Finn que é MVP Microsoft para ter acesso ao mesmo basta seguir para o link abaixo:
http://www.aidanfinn.com/?p=14118
Com a conclusão do processo será possível monitorar dispositivos iOS, implantar aplicações, politicas de segurança, apagamento remoto e assegurar o acesso a recursos corporativos da empresa usando o Microsoft Intune e também outras tecnologias como o Azure Active Directory.