Não posso sair do Windows XP e agora?
Estamos cada vez mais próximos do final do suporte oficial para o Windows XP sistema operativo da Microsoft lançado oficialmente em Outubro de 2001 e que segundo Bill Gates na ocasião “o melhor sistema operacional já construído pela empresa americana”. Não existem dúvidas da sua eficiência e com certeza a maior prova disso é o fato de o mesmo ainda ser utilizado por milhares de pessoas mais de 10 anos depois do seu lançamento.
É fato que o Windows XP introduziu vários recursos de segurança importantes que você pode estar familiarizado, incluindo um firewall, Windows Update e Windows Security Center. Mas a variedade e sofisticação das ameaças à segurança têm crescido significativamente desde 2001, como tem as formas em que empresas usam tecnologia de hoje.
Em abril do próximo ano terminará oficialmente o longo ciclo do XP quando a Microsoft deixar de fornecer atualizações e suporte para o mesmo. Todavia ainda com a proximidade do término da “vida do XP” muitas empresas continuam dependentes devidos a fatores diversos como aplicações legadas, falta de orçamento para renovação de parque de computadores e outras razões diversas?
O que fazer já que preciso do Windows XP?
A primeira dica: buscar a todos custo a migração para uma nova versão do Windows, seja Windows 7 ou 8. O upgrade irá garantir segurança e tranquilidade para você e irá remediar as dicas que podemos lhe dar caso não exista realmente a possibilidade(pelo menos imediata) de deixar de usar o XP.
A segunda dica é: Não utilize o Windows XP para receber e-mail. Não instale softwares para gestão de caixas de e-mail. Uma das mais utilizadas maneiras de exploração de vulnerabilidades é correio eletrônico e instalar softwares para baixar e-mail como Outlook, Outlook Express e outros…
Em terceiro lugar: Não use o sistema operativo para navegação web. Evite a todo custo navegar usando esta versão do Windows. E se for realmente necessário apenas visite sites confiáveis e se possível utilize regras de bloqueio para todos os outros. Caso não seja necessário não tenha nenhum browser instalado para garantir que os usuários não naveguem.
Mantenha seu antivírus atualizado: Tenha o cuidado de garantir sempre a atualização das vacinas do antivírus instalado no XP. Procure um fabricante que continuará dando suporte para o sistema operacional e tenha o cuidado de verificar sempre o status do mesmo, principalmente se o computador acessa a internet e algum momento.
Nossa quarta dica tem exatamente a ver com o acesso a internet. Se sua aplicação precisa acessar a rede externa tente minimizar a quantidade de portas abertas usando um firewall local. Deixe apenas as portas realmente necessárias e se for possível reduza o tempo conectado ao máximo possível.
Virtualize se for possível: A última dica é usar softwares de virtualização para ter o Windows XP em seus computadores. Naturalmente isso é valido apenas para empresas aonde a razão de usar o sistema se dá pelo fato de existirem as famosas aplicações legadas. Se seu hardware é compatível com o Windows 7 ou 8 você pode usar o XP Mode no Windows 7 ou o cliente Hyper-V no 8 para ter uma cópia virtual aonde os softwares necessários estão instalados. Existem soluções de virtualização como VirtualBox, VMware Player e outros mais. Vale ressaltar que estes software também possuem requisitos de hardware mínimos e é bom analisar tais antes de considerar o uso.
[Fonte]