Executando uma instalação limpa do Windows 11
Muitas vezes queremos ter um controle eficiente do processo de instalação do Windows e ter um sistema operacional leve, estável e pronto para as aplicações que precisamos instalar posteriormente.
Neste artigo vamos examinar algumas dicas que são importantes para isso.
Configurações mínimas recomendadas
Antes de começar, certifique-se de que seu computador atenda aos requisitos mínimos de sistema do Windows 11. Verifique se há problemas de compatibilidade, como hardware ou software desatualizado, para evitar problemas durante a instalação.
Não perca seu tempo instalando o sistema em um computador que não tem capacidade de suporte. É uma das maneiras mais básicas para evitar problemas.
Faça o backup eficiente dos seus dados
Antes de iniciar o processo de instalação, você precisa fazer backup de seus dados importantes. Isso inclui seus arquivos, pastas, documentos, fotos e qualquer outra coisa que você queira manter em segurança.
Você pode usar um disco rígido externo, armazenamento em nuvem como OneDrive ou até mesmo uma unidade USB para fazer backup de seus dados.
Você pode também fazer uma cópia Bare Metal do Windows conforme já verificamos neste artigo.
Instale o Windows via USB
Se você quer uma instalação mais rápida use o USB para isso. Eu já deixei aqui no blog um artigo completo sobre como você deve fazer.
Dessa forma você vai reduzir em um bom tempo o processo.
Instale o Windows de forma correta escolhendo as configurações adequadas ao seu idioma, data e horário.
Após o término da instalação limpa do Windows execute uma atualização do sistema.
Não use a recuperação do fabricante
Uma última dica que eu dou é se possível evitar usar o sistema de recuperação do Windows do fabricante do seu computador.
Se você quer uma instalação limpa do Windows é ideal seguir os passos mencionados, já que normalmente vários softwares desnecessários pode ser instalados neste tipo de abordagem.