Windows 8: Recursos para empresas
Com o lançamento do Windows 8 vários usuários já começaram a migrar para o novo sistema operacional da Microsoft com recursos que deixam muitos bastante entusiasmados. Mas o que dizer de empresas? Qual o valor do Windows 8 para empresas de todos os tamanhos? Vamos examinar alguns aspectos importantes desta versão do Windows que estão relacionados ao seu uso corporativo.
Diretivas de grupo ou politicas de grupo
Em um ambiente com vários computadores para serem gerenciados o uso de politicas de grupo é vital para que o controle destes dispositivos seja eficiente. O Windows 8 (e Windows Server 2012) incluem suporte para mais de 350 configurações novas de diretiva de grupo, muitos dos quais naturalmente estão relacionadas com os novos recursos do Windows 8. Algumas incluem gerenciamento de implantação de apps estilo “Metro” na empresa , sincronização de configurações, redirecionamento de pastas e funcionalidades roaming de perfil bem como o Windows To Go e muito, muito mais. Mais de 150 dessas políticas estão relacionados ao Internet Explorer 10.
Aperfeiçoamento em encriptação
A Microsoft tem evoluído suas tecnologias BitLocker desde o Windows Server 2008, adicionar a proteção do dispositivo portátil através do BitLocker To Go a alguns anos atrás e, agora no Windows RT, criptografa os discos e também discos removíveis. No Windows 8, vemos a evolução, com pré-instalação de provisionamento de BitLocker e um novo esquema de criptografia mais eficiente que criptografa apenas espaço usado em um disco protegido.
Cliente Hyper-V
No Windows 8, a Microsoft está trazendo sua plataforma de virtualização baseada em hipervisor para o cliente do Windows pela primeira vez. Cliente Hyper-V é uma coisa real, não uma versão diluída do produto de servidor, mas ao contrário da solução anterior o Windows Virtual PC, não é destinada para resolver problemas de compatibilidade para aplicativos mais antigos. Desta vez, o foco é os desenvolvedores que precisam para testar suas soluções em vários ambientes e profissionais de TI e administradores que desejam criar e configurar VMs localmente e, em seguida, movê-las para servidores de produção, quando estiverem prontas para isso.
Integração VHD e ISO
O Windows 8 finalmente integra formatos comuns de imagem de disco como VHD (virtual hard disk, usada pelo Hyper-V) e ISO com o sistema de arquivos. Agora você pode apenas clicar duplamente neste tipo de arquivo e o seu conteúdo — um disco rígido ou disco layout — será montado no sistema de arquivos com uma letra de unidade e poderá ser usado como se fosse um disco real. Isso tem implicações enormes de usabilidade — agora você pode instalar aplicativos baseados em ISO sem primeiro queimá-los para o disco, por exemplo —, bem como os ganhos de eficiência relacionados a edição ao vivo de VHDs. E os arquivos podem ser desinstalados do sistema de arquivos usando o método de ejeção normal.
Remote desktop
Todas as versões do Windows 8 — sim, inclusive Windows RT — incluem o software Remote Desktop Connection baseados em desktop. (E uma versão gratuita do Metro do app está disponível na loja do Windows também). Essas soluções permitem que você se conecte a computadores remotos usando a tecnologia da Microsoft RDC e acessá-los através de uma janela, quanto você acessar máquinas virtuais em uma janela usando o Gerenciador Hyper-V ou conexão de máquina Virtual do Hyper-V. O Windows 8 Pro e Enterprise incluem Remote Desktop Host (RDH), que permite conexões de host remoto.
Windows To Go
O Windows 8 Enterprise está disponível para clientes de licenciamento de volume da Microsoft e assinantes do Windows Intune e fornece um número de características adicionais acima o que está disponível no Windows Pro 8. Alguns realmente se destacam, mas o grande recurso o é Windows To Go. Enquanto a noção de sistemas operacionais portáteis é familiar para aqueles no acampamento de Linux, é novo para Windows. O Windows To Go é um ambiente de Windows 8 totalmente gerenciável que está armazenado em um memory stick USB (ou HDD). Pode ser criptografado com BitLocker, pode incluir seus aplicativos e dados e pode permitir que você comesse o trabalho usando qualquer PC do mundo, usando seu próprio, ambiente personalizado.
Windows RT para empresas
Enquanto RT Windows destina-se principalmente aos consumidores, é também uma resposta ao iPad no cenário de negócios. A Microsoft deu-lhe um conjunto de recursos de gerenciamento que seguem o padrão de facto de Exchange ActiveSync (EAS), que é usado para gerenciar dispositivos móveis, e as diretivas de grupo que estamos familiarizados para PCs. Esta solução de gestão exigirá o uso do Windows Intune no início, o que significa que dispositivos Windows RT, são mais fáceis de gerenciar e mais seguros que qualquer dispositivo Android ou iPad.
Fonte: http://www.windowsitpro.com/article/windows8/windows-8-review-part-7-business-features-144698