Windows AutoPilot: Instalação eficiente do Windows 10
O Windows AutoPilot é um novo serviço anunciado recentemente pela Microsoft e que permite uma gestão mais eficiente das instalações do Windows 10.
O serviço permite que os usuários finais recebam novos PCs cin Windows 10 diretamente do fabricante do computador ou do OEM. Eles ligam o dispositivo e o provisionamento é automático graças ao Windows AutoPilot.
O serviço de piloto automático do Windows consiste em três etapas básicas para configurar facilmente as máquinas Windows 10.
Primeiro, o fornecedor do PC enviará um “arquivo de identificação de dispositivo” para uma organização quando o novo hardware for comprado. O departamento de TI, em seguida, carrega este arquivo para o serviço Windows AutoPilot. Em seguida, um perfil de implantação é criado e atribuído aos dispositivos.
Por último, os usuários obter as máquinas diretamente do fornecedor do PC, e eles precisam apenas ligá-los e obter o PC provisionado, assinando com a sua senha do Active Directory Azure.
Requerimentos para o Windows AutoPilot
Tudo isso é muito bonito mas não é disponibilizado sem alguns requerimentos.
Os dispositivos devem ser registrados na organização
Dispositivos têm de ser pré-instalado com o Windows 10, versão 1703 ou posterior
Os dispositivos devem ter acesso à Internet
Azure AD Premium P1 ou P2
Microsoft Intune ou outros serviços MDM para gerenciar seus dispositivos
Um dos benefícios do serviço Windows Windows AutoPilot é a capacidade de atualizar os dispositivos automaticamente do Windows 10 Pro para o Windows 10 Enterprise, sem nada exigido do usuário final e sem reinicializações do sistema.
No entanto, essa capacidade requer ter o Windows 10 Enterprise E3 licenciamento no local.
Mais detalhes relacionados ao uso do serviço podem ser verificados aqui na documentação oficial.
Cada vez mais a assinatura do Azure AD Premium tem mais valor. Para mais detalhes veja este artigo aqui mesmo no blog.