Segurança no novo Windows 10
Ao passo que avançamos nos dias após o anuncio do Windows 10 aspectos relacionados a segurança do novo sistema operacional na Microsoft foram anunciados em um post bastante amplo relacionado ao assunto fornecendo uma ampla gama de detalhes sobre quais recursos visam aperfeiçoar a segurança na nova versão e tornando o Windows 10 seguro.
As capacidades de melhoramento em segurança estão em áreas como Proteção de identidade e Controle de Acesso, Proteção de Dados, Resistência a Ameaças. O post oficial relacionando estes aperfeiçoamentos pode ser visto neste link. Abaixo procuramos resumir as funcionalidades relacionadas que tornam o Windows 10 seguro.
Proteção de Identidade e Controle de Acesso
A Microsoft possui uma visão bastante ampla e já muito amadurecida com relação as aspectos de proteção de identidade e controle de acesso. Com o novo Windows 10 teremos uma avanço no que diz respeito a como acessos aos nossos dispositivos. Usando recursos de autenticação múltipla pode se garantir maior segurança aos dados armazenados em equipamentos com o Windows.
Tecnologias de controle de acesso presentes no Active Directory, Azure Active Directory e Contas Microsoft permitirão a empresas e usuários usarem este tipo de acesso para dados corporativos e pessoais. Mesmo o uso de tentativas de invasão buscando recuperar tokens gerados para acesso não funcionarão no Windows 10 graças a capacidade do sistema utilizar um recurso de armazenamento que é presente no Hyper-V para prevenir que estas informações de acesso sejam removidas dos dispositivos fazer o Windows 10 seguro contra ameaças deste tipo.
Proteção de Dados
No novo Windows 10 recursos que proteção dados nativos permitirão que dados corporativos e dados pessoais sejam acessados de maneira distintas. Os dados são automaticamente encriptadas para que possam ser acessados pelos usuários de maneira segura e sem risco de perda ou vazamento acidental. Os administradores de TI poderão utilizar politicas que determinam que dados críticos sejam automaticamente encriptados ao serem copiados para dispositivos e também que novos conteúdo possam ser facilmente diferenciados entre “corporativos e pessoais”. Transformando o Windows 10 seguro também para pessoas que trabalham de casa ou mesmo usuários móveis.
Resistência a Ameaças
O que torna o Windows 10 seguro ainda mais é a capacidade de organizações transformarem o sistema operacional em um ambiente estável e protegido permitindo apenas que aplicações aprovadas por eles seja instaladas localmente em dispositivos usados dentro das empresas. Este modelo de segurança é semelhante ao que já existe para permitir que aplicações sejam incluídas na Windows Store para Windows desktops e Windows Phone.
Usando o serviço de assinatura para o Windows será possível garantir a integridade de segurança dos computadores pois apenas aplicações aprovadas poderão ser instaladas e dessa forma tais aplicações terão um papel fundamental na resistência a ameaças de segurança que exploram vulnerabilidades do sistema operacional e usam programas para isso.
Windows 10 seguro: O que esperar?
De acordo com artigo oficial no blog do Windows muito ainda pode ser esperado com relação ao fator segurança no novo sistema. Vamos ficar de olho. Se você ainda não começou a experimentar o Windows 10 visite: http://preview.windows.com