Credential Guard no Windows 10: Qual o utilidade?
O Windows é com certeza o sistema operacional mais sujeito a ameaças e brechas de segurança talvez porque simplesmente seja o mais usado. A Microsoft tem investido muito em segurança e o recurso Credential Guard no Windows 10 é uma prova disso.
Esse recurso usa tecnologia de virtualização para criar mais uma camada de segurança que objetiva proteger o sistema operacional contra ataques.
Se sua organização possui Windows 10 Enterprise e Windows Server 2016 o Credential Guard já pode ser configurado para aumentar ainda mais a segurança do seu ambiente.
A tecnologia evita ataques protegendo hashes de senha NTLM, tíquetes de concessão de tíquete Kerberos e credenciais armazenadas por aplicativos como credenciais de domínio.
Como funciona o Credential Guard na prática?
Esse recurso faz uso da tecnologia de virtualização do Hyper-V. Por isso esse componente é fundamental para habilitar o uso. Veja neste artigo como fazer.
A tecnologia cria um contêiner virtual e armazena todos os segredos de domínio nesse contêiner virtual que o sistema operacional não pode acessar diretamente, assegurando apenas acesso protegido.
Isso significa que mesmo que o sistema operacional fique comprometido o recurso evitará que dados importantes de acesso possam ser roubados por invasores.
Em suma, o recurso de guarda de credenciais no Windows 10 aumentando a segurança de credenciais de domínio e hashes relacionados o que torna quase impossível para os hackers para acessar o senhas e ter também acesso a outros computadores.
É necessário ter um computador com chip TPM para habilitação do Credential Guard e também o licenciamento do Windows 10 Enterprise.
A segurança fornecida por essa tecnologia será boa o suficiente para frustrar tentativas de roubo de credenciais.
Vale lembrar entretanto que o Credential Guard não protege contra:
– Proteção de contas locais e da Microsoft
– Proteção de credenciais gerenciadas por um software de terceiros
– Proteção contra key-loggers
O CG oferecerá proteção contra tentativas diretas de hacking e malware buscando informações de credencial.
Se as informações de credencial já forem roubadas antes que você possa implementar a proteção de credenciais, ele não impedirá que os hackers usem a chave de hash em outros computadores no mesmo domínio.
Para mais informações confira essa documentação.