Assistência Rápida: Uma alternativa ao TeamViewer?
Você já escutou falar no Assistência Rápida Microsoft?
Quando o assunto é acessar computadores remotamente para efetuar suporte a usuários provavelmente a primeira coisa que muitas pessoas fazem é querer usar o TeamViewer não é verdade?
Mas muita gente sabe que o acesso remoto usando essa tecnologia fantástica não é gratuito na maioria das vezes.
Eu não quero que nesse artigo menosprezar o uso de uma ferramenta que já 16 anos de desenvolvimento mas sim apresentar uma alternativa a mesma.
Com atual crise muitas empresa e consultores estão buscando alternativas para reduzir os custos sem perder a eficiência.
Assistência Rápida no Windows 10 e 11
Um das principais alternativas de baixo custo ao Teamviewer é Microsoft Quick Assit.
Esse software totalmente gratuito e já integrado no Windows é uma ferramenta prática e funcional para ajudar qualquer pessoa que precise de suporte remoto.
Dessa forma podemos dizer é que uma simples solução de compartilhamento que usa o famoso protocolo RDP e a porta 443.
Para utilizar essa ferramenta você só precisa de uma conta Microsoft (live,outlook.com ou hotmail) ou mesmo uma conta do Azure AD.
Como usar a ferramenta?
Se você quer prestar assistência a alguma pessoa conectada a internet o primeiro passo é abrir o Assistência Rápida no seu computador com Windows 10 ou 11.
Abra o menu iniciar e digite “Assistência Rápida”
Se você já estiver logado com uma conta Microsoft ou Azure AD haverão duas opções para usar a ferramenta: Obter Assistência e Dar assistência
No caso da pessoa que receberá a assistência ela precisa inserir o código de acesso.
Mas vamos seguir com a experiência de quem vai fornecer o suporte usado esse recurso no Windows.
Clique no botão “Ajudar outra pessoa”
O passo seguinte é fornecer o código de segurança para o usuário que receberá o suporte remoto que precisará apenas abrir o mesmo aplicativo como no primeiro passo e inserir o código e clicar em Compartilhar Tela.
Ainda na perspectiva do usuário administrador você precisará escolher dois tipos de acesso: Assumir controle total e Exibir Tela.
Portando é aqui que você vai escolher o tipo de assistência remota que você precisa fornecer. Do lado de quem está sendo assistido é necessário apenas fornecer a permissão necessária:
Depois que o acesso for concedido você verá o desktop do usuário assistido como na imagem abaixo:
IMPORTANTE: Todas as permissões de portas necessárias para o funcionamento da ferramenta são informadas na documentação oficial. Como essas informações podem ser atualizadas a qualquer momento acho melhor que você consulte a mesma clicando aqui.
Caso você não tenha esse recurso os passos para adicionar o mesmo são:
- Inicie o Configurações aplicativo e selecione Aplicativos.
- Selecione Recursos opcionais.
- Selecione Adicionar um recurso.
- Na nova caixa de diálogo aberta, na barra de pesquisa Adicionar um recurso opcional, digite Assistência Rápida.
- Marque a caixa de seleção do Microsoft Assistência Rápida e selecione Instalar.
- Reinicie o dispositivo.
Você precisa fazer login para comentar.