Ferramentas

Assistência Rápida: Uma alternativa ao TeamViewer?

Você já escutou falar no Assistência Rápida Microsoft?

Quando o assunto é acessar computadores remotamente para efetuar suporte a usuários provavelmente a primeira coisa que muitas pessoas fazem é querer usar o TeamViewer não é verdade?

Mas muita gente sabe que o acesso remoto usando essa tecnologia fantástica não é gratuito na maioria das vezes.

Eu não quero que nesse artigo menosprezar o uso de uma ferramenta que já 16 anos de desenvolvimento mas sim apresentar uma alternativa a mesma.

Com atual crise muitas empresa e consultores estão buscando alternativas para reduzir os custos sem perder a eficiência.

Assistência Rápida no Windows 10 e 11

Um das principais alternativas de baixo custo ao Teamviewer é Microsoft Quick Assit.

Esse software totalmente gratuito e já integrado no Windows é uma ferramenta prática e funcional para ajudar qualquer pessoa que precise de suporte remoto.

Dessa forma podemos dizer é que uma simples solução de compartilhamento que usa o famoso protocolo RDP e a porta 443.

Para utilizar essa ferramenta você só precisa de uma conta Microsoft (live,outlook.com ou hotmail) ou mesmo uma conta do Azure AD.

Como usar a ferramenta?

Se você quer prestar assistência a alguma pessoa conectada a internet o primeiro passo é abrir o Assistência Rápida no seu computador com Windows 10 ou 11.

Abra o menu iniciar e digite “Assistência Rápida”

Se você já estiver logado com uma conta Microsoft ou Azure AD haverão duas opções para usar a ferramenta: Obter Assistência e Dar assistência

No caso da pessoa que receberá a assistência ela precisa inserir o código de acesso.

Mas vamos seguir com a experiência de quem vai fornecer o suporte usado esse recurso no Windows.

Clique no botão “Ajudar outra pessoa”

O passo seguinte é fornecer o código de segurança para o usuário que receberá o suporte remoto que precisará apenas abrir o mesmo aplicativo como no primeiro passo e inserir o código e clicar em Compartilhar Tela.

Ainda na perspectiva do usuário administrador você precisará escolher dois tipos de acesso: Assumir controle total e Exibir Tela.

Portando é aqui que você vai escolher o tipo de assistência remota que você precisa fornecer. Do lado de quem está sendo assistido é necessário apenas fornecer a permissão necessária:

Depois que o acesso for concedido você verá o desktop do usuário assistido como na imagem abaixo:

Interface da ferramenta de Assistência Rápida

IMPORTANTE: Todas as permissões de portas necessárias para o funcionamento da ferramenta são informadas na documentação oficial. Como essas informações podem ser atualizadas a qualquer momento acho melhor que você consulte a mesma clicando aqui.

Caso você não tenha esse recurso os passos para adicionar o mesmo são:

  1. Inicie o Configurações aplicativo e selecione Aplicativos.
  2. Selecione Recursos opcionais.
  3. Selecione Adicionar um recurso.
  4. Na nova caixa de diálogo aberta, na barra de pesquisa Adicionar um recurso opcional, digite Assistência Rápida.
  5. Marque a caixa de seleção do Microsoft Assistência Rápida e selecione Instalar.
  6. Reinicie o dispositivo.

error: Content is protected !!