Controle a tela inicial no Windows 8.1 com GPO
Um funcionalidade nova com o Windows 8.1 Enterprise permite a administradores de TI customizarem um padrão para as telas iniciais do Windows. Esta funcionalidade permite configurar o layout da tela inicial para um grupo de usuários, impedindo que os usuários façam mudanças. Algo especialmente útil em ambiente padronizados, aonde existem rígidos controles com relação as aplicações permitidas no ambiente corporativo.
Para efetuar esta configuração é necessário que o incialmente o administrador crie um padrão para a tela de inicio com as aplicações que ele deseja padronizar. Após isso ele precisará executar o seguinte comando via PowerShell:
C:\> Export-StartLayout –As XML –Path \\contoso-mgmt\Layouts$\ManagedUser.xml (lembre-se de alterar para o seu diretório compartilhado)
Certifique-se de usar um caminho que é acessível para os usuários já que a GPO irá ser atribuída aos usuários. Usando o console de administração de GPO´s crie uma nova usando a seguinte configuração:
“User Configuration \ Policies \ Administrator Templates \ Start Menu and Taskbar” where you can find the “Start Screen Layout”
Inclua o caminho para o template criado conforme a imagem apresentada abaixo:
Após a atualização da GPO os usuários ou grupos afetados não poderão fazer alterações na tela inicial do Windows. Não será possível adicionar novos programas, remover os existentes ou mesmo alterar a ordem em padrão em que aparecem.
O controle da tela inicial é suportado no sistema operacional Windows 8.1 Enterprise, o sistema operacional Windows RT 8.1 com "Sideloading" habilitado e em todas as edições do sistema operacional Windows Server R2 de 2012. Por enquanto ainda existe suporte no sistema operacional Windows 8.1 Pro e Windows 8.1.
Caso seja necessários um administrador pode atualizar o layout da tela simplesmente substituindo o arquivo. XML que contém o layout. Não é necessário nenhum reinstalação de imagem para efetuar o procedimento.
Caso sua organização ainda não tenha o Windows Enterprise vale lembrar que uma maneira de licenciar esta versão do Windows é através do licenciamento do Windows Intune com SA.
[Fonte]