Otimização de Entrega: Como usar esse recurso?
Manter os computadores atualizados é fundamental para qualquer organização não importa o tamanho.
Mas as vezes o volume de atualizações alto pode ser um impeditivo para que você tenha um ambiente sempre atualizado.
É ai que um recurso chamado Otimização de Entrega pode ser muito estratégico em cenários onde limitações de rede são reais.
Esse recurso funciona fornecendo atualizações de fontes diferentes da Microsoft, reduzindo a largura de banda ou o tempo necessário para obter as atualizações como resultado.
Como fazer para implementar a otimização de entrega?
A Otimização de Entrega é uma solução gerenciada por nuvem que permite que os clientes baixem esses pacotes de fontes alternativas (como outros pares na rede), além dos servidores tradicionais baseados na Internet.
Você pode usar a Política de Grupo ou uma solução MDM como o Intune para configurar esse recurso em sua organização.
Via GPO você precisará acessar: Configuração do Computador**\Modelos Administrativos\Windows Componentes\Otimização de Entrega**
É importante ressaltar que detalhes adicionais para configurar esse recurso precisam ser configurados conforme essa documentação oficial.
Agora para quem tem o Intune o processo pode ser até mais fácil. Com ele você usa configurações de otimização de entrega para seus dispositivos Windows.
Acesse o Microsoft Endpoint clicando neste link: https://endpoint.microsoft.com/
Clique em dispositivos e depois em perfis de configuração:
Comece criando um novo perfil e escolha como Plataforma Windows 10 ou superior. Nos modelos abaixo selecione Modelos.
Selecionando otimização de entrega e depois clicando no botão Criar você terá que definir os seguintes itens:
Cada configuração dependerá de aspectos internos da sua organização e é por isso que você primeiro precisa consultar a documentação oficial relacionada.
Basta clicar aqui e seguir para o recurso. Importante ressaltar que você precisa planejar muito bem o uso deste recurso.
Um bom planejamento e eventuais testes podem ser mais do que necessários para garantir o correto funcionamento de todos os elementos dessa tecnologia.
Você precisa fazer login para comentar.