Windows Sandbox: Mais segurança do seu ambiente
De maneira similar ao meu último post aqui no blog nesta semana quero deixar mais uma dica de ferramenta para usuários Windows.
O Windows Sandbox é um recurso introduzido no ano passado pela Microsoft no Windows 10 e promete ampliar a segurança do seu ambiente.
Imagine que você tem por exemplo que resolver demandas como estas:
- Acesso a websites potencialmente suspeitos
- Computador emprestado ou de terceiros para funções de trabalho
- Um sistema operativo minimalista para acesso a websites
O que é exatamente o Windows Sandbox?
Claro que a definição mais perfeita seria a dos próprios desenvolvedores dessa tecnologia muito interessante:
“O Windows Sandbox é um novo ambiente de área de trabalho leve, feito sob medida para a execução segura de aplicativos isolados.”
Interessante perceber que o modelo computacional utiliza toda a bagagem da Microsoft em desenvolver tecnologias para a nuvem.
Simplificadamente falando o sistema operativo é executado em um ambiente de “containers” que não tem necessidade de um elevado poder computacional.
Em sua essência, o Windows Sandbox é uma máquina virtual leve, por isso precisa de uma imagem do sistema operacional para inicializar. Um dos principais aprimoramentos feitos é a capacidade de usar uma cópia do Windows 10 instalada em seu computador, em vez de baixar uma nova imagem VHD, como faria com uma máquina virtual comum.
Como ativo esse recurso no meu computador?
De maneira similar ao Hyper-V ou qualquer outra tecnologia similar você precisa ativar a virtualização na BIOS.
Depois disso vá para o bom e velho Painel de Controle: Painel de Controle\Todos os Itens do Painel de Controle\Programas e Recursos
Escolha a opção requer que você tenha o Windows Professional ou Enterprise para usar.
No que diz respeito ao hardware é recomendável 8GB, Quad Core e um disco SSD na máquina “host” com pelo menos 1Gb de armazenamento.
Após a instalação você só precisar abrir a aplicação a partir do menu iniciar.