Downgrade do Windows no licenciamento Microsoft
Todas as vezes que você adquire uma licença do Windows, seja uma licença de regularização ou mesmo um upgrade tem o direito downgrade do Windows incluído no licenciamento.
Mas o que é esse direito e como podemos tirar beneficio do mesmo?
De acordo com o guia oficial da Microsoft sobre o assunto o downgrade está incluído em todos os softwares adquiridos através de licenciamento por volume como o Open License, Open Value e outros tipos de contratos.
O downgrade do Windows permite que você licencie uma versão e instale uma anterior. Exemplo:
Licencio o Windows 10 Pro mas posso baixar e instalar o Windows 7 Pro no computador.
É bom lembrar que você só pode usar apenas 1 única cópia licenciada. Ou seja, uma única instalação por computador. Caso queira fazer o upgrade depois isso sim é permitido, naturalmente no mesmo dispositivo licenciado.
O direito de downgrade está também ligado a edição do Windows. Não é possível mudar a edição caso queira.
Se você licenciou a edição Professional seu downgrade será para a mesma.
Downgrade do Windows OEM
Alguns integradores, empresas como HP, Lenovo, Dell etc…podem conferir direitos de downgrade para versões anteriores do Windows instaladas nos seus computadores.
Com esse direito você pode baixar para 2 versões anteriores do Windows como 7 ou 8.
É de inteira responsabilidade do integrador fornecer as cópias para ativação de versões anteriores caso você queira usar este benefício.
Versão Vs Edição
A Microsoft disponibiliza neste documento uma clara explicação sobre o que as diferença entre versão e edição de seus softwares:
A Microsoft distingue entre o termo “versão” e “edição” quando se refere a licenças de produtos. O termo “edição”significa diferentes ofertas funcionais dentro de uma família de produtos que normalmente são liberadas simultaneamente (por exemplo,Microsoft Office Professional Plus 2013 e Microsoft Office Standard 2013).
O termo “versão” refere-se a diferentes Gerações de uma família de produtos (por exemplo, Microsoft Office Professional Plus 2010 e Microsoft Office Professional
Plus 2013).