Windows Update: Mantendo seu sistema operacional atualizado
O Windows Update existe já a bastante tempo, ele foi introduzido com o Windows 95 inicialmente como um website aonde ficavam as atualizações do sistema operacional. Mais de 20 anos já se passaram e hoje o serviço é um dos mais importantes com tráfego que vai em algumas vezes além de 500Gbits por segundo.
A coisa mais importante que qualquer um pode fazer para manter um computador seguro é manter o sistema atualizado. Historicamente, os tipos mais amplamente distribuídos de malware se aproveitar de vulnerabilidades que foram anteriormente remendado, às vezes meses ou mesmo anos antes.
Com relação o Windows Update no Windows 10 existem duas informações que merecem destaque. Primeiramente precisamos lembrar que os updates agora são cumulativos.
Diferente das versões anteriores no Windows 10 são disponibilizados blocos de atualizações que são entregues de forma unificada e não mais separadamente update por update.
Um segundo aspecto essencial que merece é que no Windows 10 o Windows Update não pode ser “desligado” ou “adiado”. O que possível fazer é apenas adiar a reinicialização do sistema por alguns dias mas não de forma definitiva.
Na atualização de aniversário do Windows 10(1607) ficou possível determinar que as atualizações não sejam baixadas e instaladas durante um período de 12 horas. Isso é especialmente útil se você não quer que o processo interrompa o seu trabalho.
Windows Update: Atrasando atualizações
Usuários da versão Pro, Pro Educacional, Enterprise e Educacional podem através do uso de duas politicas de grupo (GPO) alterar a maneira como as atualizações são enviadas para o o sistema através de mudanças em duas politicas:
Abra o GPEDIT.MSC via Executar e localize:
Configuração do Computador > Modelos administrativos > Componentes do Windows > Windows Update > Diferir atualizações
Existem duas opções:
Quality Updates: Updates que podem ser adiados por até 30 dias e relacionados a problemas de segurança do Windows.
Feature Updates: Updates que fornecem atualizações de novos recursos para o sistema operativo. Eles podem ser adiados por até 180 dias.