Windows

Evitando auditorias externas de software

Atualmente mais e mais empresas percebem a importância de terem seus softwares internos corretamente licenciados. É fundamental que todo percebam a importância deste de utilizarem apenas software corretamente adquiridos para assim evitar as auditorias externas de software que causam desconforto e acabam por ocasionar despesas não esperadas para regularização de licenças consideradas fora de conformidade pelos fabricantes.

Para evitar que sua empresa venha a sofrer uma auditoria externa são necessários alguns passos bem simples. Naturalmente tais procedimentos podem não evitar que você seja auditado no futuro mas podem tornar o processo bem mais tranquilo caso você seja questionado com relação a legalidade do software instalado no seu ambiente.

Auditorias internas para começar

O primeiro passo para evitar que você tenha que provar a legalidade de suas licenças é realizar uma auditoria interna. Faça um apanhado de todas as licenças que você possui. Identifique quais são os modelos de licenciamento utilizados. No caso do Windows você pode encontrar 3 principais tipos de licenças: OEM(licenças que foram integradas em hardware adquirido, licenças FPP ou ESD(as famosas caixas de software que podem ser de licenças completar ou upgrade), licenças em contrato por volume como OPEN por exemplo.

As licenças obtidas via Open podem ser: licenças de upgrade ou licenças de regularização.

O segundo passo é implantar uma politica de gerenciamento de ativos de software ou SAM. Já abordamos este assunto aqui mesmo no blog e você pode usar o mesmo como referência. É verdade que isso pode dar algum trabalho no começo, mas depois que tiver concluído será recompensador principalmente se você tiver de lidar com um auditoria externa de software.

Um terceiro passo é utilizar uma ferramenta para gestão dos seus ativos de software e de hardware. O Microsoft Intune pode ser muito útil para isso. Com ele você terá sempre um visão atualizada de todo o software instalado garantindo assim mais tranquilidade. Experimente o Intune por 30 dias e sem compromisso para confirmar sua eficiência.

Escolha um único parceiro

Um quarto passo é trabalhar com um parceiro de software para lhe auxiliar em dúvidas relacionadas as questões principais sobre como manter seu ambiente em conformidade de software e quais são as opções para licenciamento, caso seja necessário. Neste ponto a CloudExperts pode te ajudar. Entre em contato conosco para isso.

Nosso perfil no site oficial de parceiros da Microsoft confirma que somos registrados, confirmados e competentes. Confirme clicando aqui.

Não envie pedidos de cotação para várias empresas

Quando você expõe a possível situação de irregularidade para várias empresas passa a correr risco constante.

Algumas empresas podem denunciar você para a ABES simplesmente pelo fato de você não ter comprado com elas, ou mesmo por estar demorando a efetuar a compra.

Muitas empresas não conseguem entender porque são interrogadas pela Microsoft poucos meses após terem sido auditadas.

Uma das possíveis razões pode estar relacionado a denúncias anônimas feitas por empresas que perderam a negociação anterior ou que queriam por uma “pressão” para o fechamento do negócio.

error: Content is protected !!