Windows como subscrição o rumor ou uma realidade?
Após o anuncio do Windows 10 algumas especulações se tornaram bastante presentes em alguns sites que acompanham novidades sobre tecnologia e Microsoft. Uma das mais atuais diz respeito a um possível Windows 365 que seria um modelo de Windows como subscrição ou Windows-as-a-Service como também está sendo chamado.
Este rumor é alimentado pelo fato de ter havido um registro de uma marca Windows 365 e também pelo fato do Windows 10 ser gratuito no primeiro ano para usuários do Windows 7 e Windows 8.1. Mas o que poderia ser este Windows como subscrição afinal? Seria algo semelhante ao que já temos com o Office 365?
Segundo alguns sites que acompanham esse rumor apenas a menção ao registro de marca não significa necessariamente que a Microsoft pretende lançar o Windows como subscrição em um modelo semelhante ao que temos com O365. A grande verdade é que não existe até o momento nenhum movimento oficial da empresa americana indicando que o Windows 365 se concretizará em uma realidade futura.
O Windows como subscrição já existe?
Enquanto os rumores sobre o Windows como subscrição ganham os sites podemos considerar que este modelo em partes já existe com o Microsoft Intune com Software Assurance. Sim é possível, pelo menos para empresas de todos os tamanhos, assinarem o Intune com SA e ter acesso a versão mais atualizada e completa do sistema operacional.
Atualmente pelo custo de R$ 35,90 / mês por usuário é possível ter o Windows 8.1 Enterprise ou versão profissional anterior instalada no computador do usuário além de ter um serviço de gerenciamento de dispositivos bastante completo, além de antivírus profissional e todas as funcionalidades que o Microsoft Intune oferece.
Podemos com isso dizer que o Windows como subscrição já existe e que com certeza é uma realidade já a algum tempo para muitas empresas que precisam usar o sistema operativo em seus ambientes.
Para mais detalhes relativos a esta questão você pode entrar em contato conosco aqui mesmo pelo blog.